Maioria das espécies de plantas carnívoras corre risco de sumiEstudo apontou que entre os motivos está o comércio ilegal que incentiva a coleta de plantas silvestres

Foto: Getty Images
Mais da metade das espécies de plantas carnívoras corre risco de extinção pois além da perda do habitat por causa da agricultura, há um forte comércio que incentiva a coleta de plantas silvestres. Foi o que apontou o estudo deDavid Jennings e Jason Rohr do departamento de Biologia Integrativa da Universidade do Sul da Flórida.
As plantas carnívoras vivem em ambientes pobres de nutrientes e têm crescimento lento e baixa taxa de reprodução. O mercado negro de plantas carnívoras, os autores determinaram, está tendo um impacto significativo sobre o número de plantas na natureza. A poluição também foi considerada pelos pesquisadores uma grande ameaça às plantas carnívoras.
O estudo se baseou na lista da União internacional de Conservação da Natureza. Em um artigo publicado no periódico científico Biological Conservation, os autores pontuam o que ameaça à conservação das 48 espécies de plantas carnívoras. os pesquisadores ressaltam a que assegurar a conservação destas plantas evita a extinção de espécies secundárias que dependem delas.
"