


A flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana) pertence à família das crassuláceas, originária da África.
Nome Científico: Kalanchoe blossfeldiana
Nome Popular: Calanchoê, Calancoê, Flor-da-fortuna
Família: Crassulaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Madagascar
Ciclo de Vida: Perene - Anual
Planta suculenta, de folhas com margens rendadas. O calanchoê tem um significado especial, considerada a flor-da-fortuna e da felicidade é muito presenteada entre amigos e parentes. Suas flores podem ser simples ou dobradas de muitas cores diferentes, com grande durabilidade. Plantadas em vasos têm sua beleza exaltada, porém podem ser plantadas no jardim formando maciços e bordaduras, acrescentando um colorido original. Apesar de perene, deve ser tratada como anual por perder a beleza, salvo em algumas variedades.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, bem drenável, com regas regulares. Tolerante ao frio.
Fonte: www.jardineiro.net
Possui folhas suculentas sendo resistente ao calor e a pouca água. Os tons desta linda flor, variam entre vermelho, alaranjado, amarelo, rosa, lilás e branco. Geralmente alcança uma altura máxima de 30 cm e se adapta a um solo solto bem drenado e fértil. Os locais indicados para o cultivo são lugares bem iluminados (varandas e jardins), pois a planta é bastante resistente.
As folhas e as flores não devem ser molhadas, porque podem apodrecer. Muita água é ruim; regar com pouca água, o suficiente para que um pouco escorra no pratinho - duas vezes por semana no verão e uma vez no inverno será perfeito. Retire as hastes à medida que as flores vão murchando.
PS. Comprei a Flor da Fortuna achando que colheria notas de cem. Que nada. Elas enchem os olhos, mas não enchem o bolso de ninguém. ...
Mas eu acredito em bons fluidos, espero ficar rico algum dia..... rss
Mas enfim, tanto tem gente que acredita que, uma amiga minha, disse que para atrair sorte: numa manhã de domingo, coloque um vasinho de kalanchoes amarelos na janela. Logo virá um beija-flor trazer sorte para a semana.
4 comentários:
Oiii...estava pesquisando sobre clanchues para publicar no meu bolg e encontrei aqui...muito legal.
Olá...muito interessante, parabéns pelo blog!
Engraçado,minha mãe sempre foi apaixonada por plantas eu meio que...🙄
Alguns anos depois vim morar sozinha e trouxe apenas 1 planta da casa dela. A única que me chamou atenção (não sei porque) conhecida como "Dinheirinho" já me mudei algumas vezes e esqueci alguns pertences, mas ela sempre era a primeira a me preocupar em levar, hoje fui ao shopping, e vi no supermercado várias e lindos potinho de flor da fortuna/felicidade. Me encantei na hora e trouxe várias, uma de cada cor. Já corri para pesquisar os cuidados necessários, e estou super envolvida. Pena que não posso fazer muito por elas, como a dinar e trocar de solo, pois moro em apartamento... Será que fui picada pelo bichinho verde... Rsrsrs. Nunca me imaginei "Gastando dinheiro com planta" e olha eu aqui, amando falar delas♥️😍
Caso possa sugerir uma matéria, nos ensine como cultivar essas (e outras) plantas em apartamento.
Postar um comentário